top of page

Parent teacher association

Public·100 members
Akbar Shashkov
Akbar Shashkov

Modem speedtouch: o que é e como configurar em modo bridge


Como configurar o modem speedtouch como bridge




Se você tem um modem speedtouch em casa ou no trabalho, talvez você queira saber como configurá-lo em modo bridge. O modo bridge é uma opção que permite que o modem funcione apenas como um conversor de sinal, deixando a função de roteador para outro aparelho. Isso pode trazer algumas vantagens, como melhorar o desempenho da rede, evitar conflitos de IP e ampliar o alcance do Wi-Fi.




como configurar o modem speedtouch como bridge



Neste artigo, vamos explicar o que é o modo bridge, para que serve e como configurar o seu modem speedtouch nesse modo. Acompanhe!


O que é o modo bridge?




O modo bridge, também chamado de modo puente ou modo ponte, é uma configuração que desativa as funções de roteador do modem. Assim, o modem passa a funcionar apenas como um conversor de sinal entre a rede externa (cabo ou fibra óptica) e a rede interna (Ethernet ou Wi-Fi).


Quando o modem está em modo bridge, ele não atribui endereços de IP aos dispositivos conectados, nem realiza o NAT (Network Address Translation), que é a tradução dos endereços de IP internos para um endereço de IP público. Essas funções ficam a cargo de outro roteador conectado ao modem.


Para que serve o modo bridge?




O modo bridge serve para melhorar a qualidade e a segurança da rede. Algumas das vantagens de usar o modem em modo bridge são:


  • Melhor desempenho: ao desativar as funções de roteador do modem, ele fica mais livre para converter o sinal com mais eficiência. Além disso, evita-se o duplo NAT, que é quando dois roteadores realizam a tradução de endereços de IP na mesma rede, causando lentidão e problemas de conexão.



  • Evitar conflitos de IP: quando dois roteadores estão na mesma rede, pode haver conflitos de endereços de IP entre os dispositivos conectados. Isso pode gerar instabilidade e dificuldade de acesso à internet. Ao usar o modem em modo bridge, só há um roteador atribuindo os endereços de IP, evitando esse problema.



  • Ampliar o alcance do Wi-Fi: se você tem um roteador mais potente do que o modem, ou se quer usar um sistema Wi-Fi Mesh (que usa vários pontos de acesso para cobrir uma área maior), você pode usar o modem em modo bridge para aproveitar melhor o sinal sem fio. Assim, você pode colocar o roteador ou os pontos de acesso em locais estratégicos para garantir uma boa cobertura em toda a casa ou no estabelecimento.



Como configurar o modem speedtouch como bridge?




Para configurar o seu modem speedtouch como bridge, você vai precisar seguir alguns passos simples. Veja abaixo:


  • Acesse a interface web do modem pelo navegador. Para isso, digite na barra de endereços o IP do modem, que geralmente é 192.168.1.254 ou 10.0.0.138. Se não souber o IP do seu modem, consulte o manual ou a etiqueta na parte traseira do aparelho.



  • Insira o nome de usuário e a senha para entrar na configuração do modem. Se você não alterou esses dados, eles devem ser os padrões de fábrica, que podem ser admin/admin, Administrator/admin ou Administrator/blank (sem senha). Se não funcionar, consulte o manual ou a etiqueta do aparelho.



  • Na interface web do modem, procure pela opção Bridge Mode ou Bridging e ative-a. Essa opção pode estar em diferentes menus dependendo do modelo do seu modem speedtouch. Alguns locais possíveis são: Home Network > Interfaces > WAN Interface; Advanced > Broadband Connection; Toolbox > Game & Application Sharing.



  • Salve as alterações e reinicie o modem para aplicar a nova configuração.



  • Conecte um cabo Ethernet entre uma das portas LAN do modem e a porta WAN do roteador que você quer usar como principal.



  • Acesse a interface web do roteador pelo navegador e configure-o normalmente, definindo o nome da rede Wi-Fi, a senha e outros parâmetros que desejar.



Pronto! Agora você já sabe como configurar o seu modem speedtouch como bridge e aproveitar os benefícios dessa opção. Lembre-se de que, ao usar o modem em modo bridge, você não poderá acessar a sua interface web pelo navegador nem alterar as suas configurações. Para fazer isso, você terá que desativar o modo bridge ou resetar o modem para os padrões de fábrica.


Quais são os requisitos para usar o modem speedtouch em modo bridge?




Para usar o seu modem speedtouch em modo bridge, você vai precisar de alguns requisitos básicos. São eles:


  • Ter outro roteador para fazer a função de roteador principal na sua rede. Esse roteador deve ter uma porta WAN para se conectar ao modem speedtouch.



  • Ter um cabo Ethernet para conectar o modem speedtouch ao roteador principal.



  • Ter acesso à interface web do modem speedtouch e do roteador principal.



  • Ter conhecimento dos dados de acesso ao modem speedtouch e ao roteador principal, como IP, nome de usuário e senha.



Caso você não tenha algum desses requisitos, você não poderá usar o seu modem speedtouch em modo bridge. Nesse caso, você pode optar por outras soluções para melhorar a sua rede, como usar repetidores ou extensores de sinal Wi-Fi.


Quais são as vantagens e desvantagens de usar o modem speedtouch em modo bridge?




Como toda configuração de rede, usar o seu modem speedtouch em modo bridge tem seus prós e contras. Veja a seguir algumas das vantagens e desvantagens dessa opção:


Vantagens




  • Melhora o desempenho da rede, evitando o duplo NAT e os conflitos de IP.



  • Amplia o alcance do Wi-Fi, permitindo que você use um roteador mais potente ou um sistema Wi-Fi Mesh.



  • Mantém os dispositivos na mesma rede, facilitando o acesso a serviços como impressoras, servidores ou softwares que funcionam na rede.



  • Aumenta a segurança da rede, pois o modem speedtouch não fica exposto à internet e não pode ser acessado remotamente.



Desvantagens




  • Perde o acesso à interface web do modem speedtouch, não podendo alterar as suas configurações nem ver o seu status.



  • Precisa de outro roteador para fazer a função de roteador principal na rede.



  • Precisa de um cabo Ethernet para conectar o modem speedtouch ao roteador principal.



  • Pode ter dificuldades para configurar o modo bridge ou para desativá-lo caso queira voltar à configuração original.



Portanto, antes de decidir usar o seu modem speedtouch em modo bridge, você deve avaliar se as vantagens compensam as desvantagens para o seu caso específico. Se você tiver dúvidas ou dificuldades, consulte o manual do seu aparelho ou entre em contato com o suporte técnico do fabricante ou da operadora.


Como testar se o modem speedtouch está em modo bridge?




Para verificar se o seu modem speedtouch está funcionando em modo bridge, você pode fazer alguns testes simples. Veja como:


  • Tente acessar a interface web do modem pelo navegador. Se você não conseguir entrar na página de configuração do modem, isso significa que ele está em modo bridge.



  • Verifique o endereço de IP do seu roteador principal. Se ele tiver um endereço de IP público, isso significa que ele está recebendo o sinal diretamente do modem em modo bridge.



  • Verifique o endereço de IP dos seus dispositivos conectados ao roteador principal. Se eles tiverem o mesmo endereço de IP público do roteador, isso significa que eles estão na mesma rede e que o modem está em modo bridge.



Caso você tenha alguma dúvida sobre os endereços de IP dos seus aparelhos, você pode usar um site como o https://www.meuip.com.br/ para verificar o seu IP público ou usar um comando como o ipconfig (Windows) ou ifconfig (Linux) para verificar o seu IP interno.


Como desativar o modo bridge do modem speedtouch?




Se você quiser voltar à configuração original do seu modem speedtouch e desativar o modo bridge, você tem duas opções. Veja quais são:


  • Desativar o modo bridge pela interface web do modem. Para isso, você precisa conectar um cabo Ethernet entre uma das portas LAN do modem e o seu computador. Depois, acesse a interface web do modem pelo navegador e desative a opção Bridge Mode ou Bridging. Salve as alterações e reinicie o modem.



  • Resetar o modem para os padrões de fábrica. Para isso, você precisa localizar o botão de reset na parte traseira do modem e pressioná-lo por alguns segundos com um objeto pontiagudo. O modem irá reiniciar e voltar às configurações originais.



Lembre-se de que, ao desativar o modo bridge do seu modem speedtouch, você terá que reconfigurar as suas opções de rede, como o nome da rede Wi-Fi, a senha e outros parâmetros que desejar.


Conclusão




O modo bridge é uma configuração que permite que o seu modem speedtouch funcione apenas como um conversor de sinal, deixando a função de roteador para outro aparelho. Essa opção pode trazer benefícios para a sua rede, como melhorar o desempenho, evitar conflitos de IP, ampliar o alcance do Wi-Fi e aumentar a segurança.


Para configurar o seu modem speedtouch em modo bridge, você precisa ter outro roteador, um cabo Ethernet e acesso à interface web do modem. Você também precisa seguir alguns passos simples para ativar ou desativar o modo bridge, conforme explicamos neste artigo.


Esperamos que este artigo tenha sido útil para você entender o que é o modo bridge, para que serve e como configurar o seu modem speedtouch nesse modo. Se você tiver alguma dúvida ou dificuldade, consulte o manual do seu aparelho ou entre em contato com o suporte técnico do fabricante ou da operadora.


Agora que você sabe como configurar o seu modem speedtouch em modo bridge, que tal aproveitar para melhorar a sua rede e ter uma conexão mais rápida e estável? Confira as nossas dicas de como escolher um bom roteador e como otimizar o seu sinal Wi-Fi!


- https://www.copyscape.com/ - to check for plagiarism


- https://www.seoreviewtools.com/content-analysis/ - to check for SEO optimization


- https://www.hemingwayapp.com/ - to check for readability and grammar


Conclusão




O modo bridge é uma configuração que permite que o seu modem speedtouch funcione apenas como um conversor de sinal, deixando a função de roteador para outro aparelho. Essa opção pode trazer benefícios para a sua rede, como melhorar o desempenho, evitar conflitos de IP, ampliar o alcance do Wi-Fi e aumentar a segurança.


Para configurar o seu modem speedtouch em modo bridge, você precisa ter outro roteador, um cabo Ethernet e acesso à interface web do modem. Você também precisa seguir alguns passos simples para ativar ou desativar o modo bridge, conforme explicamos neste artigo.


Esperamos que este artigo tenha sido útil para você entender o que é o modo bridge, para que serve e como configurar o seu modem speedtouch nesse modo. Se você tiver alguma dúvida ou dificuldade, consulte o manual do seu aparelho ou entre em contato com o suporte técnico do fabricante ou da operadora.


Agora que você sabe como configurar o seu modem speedtouch em modo bridge, que tal aproveitar para melhorar a sua rede e ter uma conexão mais rápida e estável? Confira as nossas dicas de como escolher um bom roteador e como otimizar o seu sinal Wi-Fi! ca3e7ad8fd


About

Welcome to the group! You can connect with other members, ge...

Members

  • lsanywebsite
  • Niki Jhone
    Niki Jhone
  • Iliyana Clark
    Iliyana Clark
  • Amanda Thompson
    Amanda Thompson
  • Muerte Lavrence
    Muerte Lavrence
logo-01.png
bottom of page